• Instituição proponente
    Universidade de Évora

    A Universidade de Évora (UE) é uma Universidade pública organizada em 5 Escolas: Artes, Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais, Saúde e Desenvolvimento Humano, e Enfermagem. A Investigação e Desenvolvimento (I&D) abrange várias áreas científicas através de uma rede de 18 Unidades de Investigação, todas elas submetidas a avaliação internacional sob a coordenação do Instituto de Investigação e Formação Avançada. A UE estabeleceu 8 Cátedras em áreas de excelência (Biodiversidade, Energias Renováveis, Património, Saúde, Aeroespacial e HPC), e tem várias infra-estruturas de investigação em agronomia, biodiversidade, ambiente, ciências da computação, estudos empresariais e empreendedorismo, engenharia aeroespacial, energia solar e património. As principais áreas de I&D são: Geofísica; Paisagismo; Ciência dos Materiais e da Superfície; Economia; Ciências Sociais e Políticas, História, História da Arte, da Ciência e das Culturas; Matemática Aplicada; Educação; Linguística e Literatura; Cuidados de Saúde a Idosos. Os 255 projectos de I&D em curso são desenvolvidos através de parcerias nacionais e internacionais, como o ERASMUS+, LIFE, H2020, PT2020, Alentejo2020 ou patrocínios privados. Ao longo dos últimos anos a Universidade tem fomentado uma ligação estreita com a comunidade, o que é também de extrema importância para este projeto. Esta interação tem sido possível através da criação de redes de trabalho, da participação no Parque de Ciência e Tecnologia, bem como através do estabelecimento de protocolos e projectos de investigação em co-promoção.

  • Instituição Participante
    Universidade de Coimbra

    A Universidade de Coimbra (UC) é uma instituição de ensino superior pública fundada em 1290. É constituída por 12 unidades de investigação e ensino: as Faculdades de Direito, Medicina, Letras, Farmácia, Economia, Ciências e Tecnologia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física; o Instituto de Investigação Interdisciplinar, o Instituto de Ciências Nucleares Aplicadas à Saúde, o Tribunal Universitário Judicial Europeu e o Colégio das Artes. Existem ainda unidades de apoio a actividades culturais, formativas e educativas, como o Estádio Universitário ou o Jardim Botânico. A missão da UC assenta em três pilares: Ensino, Investigação e Transferência de Conhecimento. A UC foi classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2013 e detém várias cátedras UNESCO. Relativamente ao ensino, a UC oferece 35 licenciaturas, 123 mestrados e 69 doutoramentos. Em 2018/2019 foram concluídas 222 teses de doutoramento. A UC tem 38 centros de investigação pura e aplicada, responsáveis pela produção de conhecimento em vários domínios científicos, reunindo cerca de 1800 investigadores. Vários destes centros são líderes nas suas áreas, avaliados regularmente por painéis internacionais. No que respeita à transferência de conhecimento, a UC aprofunda a política de inovação através do INOV.C, um Ecossistema de Inovação que conta com mais de 500 parceiros. Spin-offs como a Luzitin, LaserLeap, InEye, TreatU e Active Aerogels demonstram este ambiente de inovação.

  • Instituição de colaboração
    Universidade de Estocolmo

    A Universidade de Estocolmo (SU) foi fundada em 1878 com a ambição de reinventar o ensino superior na Suécia. O ensino e a investigação estão intimamente ligados na Universidade, que é um dos maiores estabelecimentos de ensino superior da Suécia, com 30.000 estudantes e 5.000 funcionários. A SU tem mais de 65 departamentos e 15 institutos e centros de investigação, e oferece 75 programas de mestrado e 3 programas de bacharelato leccionados em inglês nas áreas das ciências, humanidades, ciências sociais e direito, juntamente com programas de língua sueca para estudantes e investigadores estrangeiros. A investigação em humanidades é particularmente forte na SU, onde foram criadas instalações técnicas avançadas para servir a investigação fundamental levada a cabo na Faculdade de Letras. O Departamento de Linguística acolhe o Laboratório de Fonética e o Centro de Imagiologia Cerebral da SU, duas instalações de investigação humana únicas a nível internacional que oferecem tecnologia de ponta. Os linguistas e foneticistas do Departamento de Linguística utilizam estas instalações para investigar o processo de comunicação humana a partir de uma vasta gama de perspectivas articulatórias, acústicas, perceptuais, de desenvolvimento, neuronais e pragmáticas. Quatro prémios Nobel em Química e a nomeação da primeira professora de Matemática do mundo, em 1889, marcam a orgulhosa história da universidade. Os investigadores da SU participam como peritos em organismos científicos e públicos internacionais, sobretudo como membros dos comités do Prémio Nobel que seleccionam anualmente os vencedores do Prémio Nobel.